A Bíblia já está traduzida em 743 línguas, faladas por quase 6 bilhões de pessoas
Em 2023, as Sociedades Bíblicas de todo o mundo concluíram traduções das Escrituras em 106 línguas, alcançando mais de 1,25 bilhão de pessoas. As Sociedades Bíblicas expandiram seu alcance em 2023 para 72 grupos linguísticos, o que significa que 100 milhões de pessoas agora têm acesso às Escrituras em sua língua nativa pela primeira vez.
Graças ao trabalho das Sociedades Bíblicas e de outras agências de tradução da Bíblia, a Bíblia completa está disponível em 743 línguas faladas por 5,96 bilhões de pessoas, a partir do início de 2024. Mais de 70% dessas traduções foram facilitadas pelas equipes de tradução que trabalham com as 155 Sociedades Bíblicas que são membros da Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas.
Para aprofundar: A Bíblia é o lido mais lido e mais traduzido do mundo. Vale uma matéria que faça um balanço desses números de vendas, crescimento no Brasil, com exemplos de povos (possivelmente indígenas) que pela primeira vez têm acesso a esse texto em seu próprio idioma. Com personagens comentando o que mudou em sua vida desde que isso foi possível. Além disso, outro foco poderia ser os tradutores, quem são, onde estudaram, quanto tempo demoraram para tão grande esforço.
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.