QUEM SÃO OS NOSSOS COLABORADORES?


Alexandre Gonçalves

Pastor da Igreja de Deus e colunista do The Intercept Brasil, é um dos líderes do grupo Cristãos Trabalhistas, ligado ao PDT. Foi ordenado desde 1994, tendo sido antes missionário atuando em Cuba com implantação de grupos caseiros e em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Bacharel em teologia e direito e licenciado em letras, mas sua paixão é a teologia prática. Especializado em implantação de igrejas pelo SEMISUD em Quito, aprendeu os princípios do que chama de “teologia do pobre”. Além de pastor, é servidor público e diretor parlamentar do Sindicato dos Policiais e Servidores da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina (SINPRF-SC). Siga-o pelo site Teologia do Pobre, pelo Twitter, YouTube e/ou pelo Instagram.

Analzira Nascimento

É missionária da Junta de Missões Mundiais da CBB e serviu em Angola por 17 anos durante a guerra civil naquele país. Doutora em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo, leciona na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e colabora com a Associação de Missões Transculturais Brasileiras no Departamento de Educação Missiológica e trabalha com a Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo com os projetos e parcerias missionárias.

André Neto

Pastor da Primeira Igreja Batista de Ubatã (BA) . Foi ordenado em 2012, tendo sido antes pastor auxiliar na Igreja Batista da Pituba, em Salvador (BA), e pastor auxiliar na Igreja Batista da Avenida, em Feira de Santana (BA). Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNE) e mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Além de pastor, é professor do Seminário Teológico Batista do Nordeste e bacharelando em Mídias e Tecnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Ele pode ser contatado pelo e-mail: pr.andreneto@gmail.com ou pelo Instagram: @prandreneto

André Reinke

Designer, historiador e teólogo. Bacharel em Desenho Industrial (habilitação em Programação Visual) pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), mestre em Teologia (concentração em História das Teologias e Religiões) pela Faculdades EST (2018) e doutorando em Teologia também pela Faculdades EST. Todas as áreas de sua formação – design, história e teologia – dialogam de maneira interdisciplinar tanto nas publicações de livros e artigos como na atuação docente de teologia e história. Ele pode ser seguido pelo Instagram @andredanielreinke, tem o site andredanielreinke.com.br e pode ser contatado pelo email andre_reinke [arroba] yahoo [ponto] com

Arthur Martins

É graduado em Filosofia (UCB) e mestrando em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ), onde desenvolve pesquisa sobre cultura, música popular e religião. É compositor, músico e cantor do Rio.

Allen Dwight Callahan

É um acadêmico independente, comentarista de mídia e consultor criativo. Ele ensinou línguas e literaturas bíblicas na Harvard Divinity School, e atuou como Capelão Associado na Brown University e como Teólogo em Residência na Igreja Batista Metropolitana em Washington, DC. Ele é o autor de três livros e mais de duas dúzias de artigos acadêmicos, e tem sido um colaborador de destaque em documentários da PBS, do History Channel e do Discovery Channel.

Beatriz Brandão

Cientista social e jornalista. Pesquisadora de pós-doutorado em Sociologia pela USP. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO e mestra pela UERJ. Pesquisa temas transversais ao conflito e à arte na interface com religião, drogas e refúgio. E-mail brandão [ponto] beatrizm [arroba] gmail.com ou pelo Instagram.

Calebe Ribeiro

Calebe Ribeiro é pastor, formado em Teologia e pós graduado em Ministério com a Juventude pela FLAM (Faculdade Latino Americana de Teologia Integral), também é formado em Sociologia pela UNITAU (Universidade de Taubaté). Ele pode ser contado pelo email: calebe [ponto] ramos [ponto] ribeiro [arroba] iCloud [ponto] com ou pelo Instagram @caleberamosribeiro

Cassiano Luz

Teólogo e Antropólogo, Diretor Executivo da Aliança Cristã Evangélica Brasileira e Diretor Transcultural da SEPAL - Servindo aos Pastores e Líderes. Foi Presidente da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) e Diretor de Operações da Visão Mundial Brasil. Casado com Eugênia Rosa, pai de Rebeca, Linda, Isaac e Clara Luz. Acompanhe o Cassiano no Twitter e no Instagram.

Davi Lago

É professor na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, capelão da Primeira Igreja Batista de São Paulo, embaixador da World Vision Brasil, embaixador da Missão em Apoio à Igreja Sofredora, membro do conselho gestor da Aliança Cristã Evangélica do Brasil, membro da Rede Cristã de Advocacia Popular, membro do IBDR, membro do Grupo de Estudos Linguagens da Religião (Faculdade Unida de Vitória-USP). É coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP. É mestre em Teoria do Direito pela PUC Minas e graduado em Direito pela PUC Minas. É autor de “Brasil polifônico: os evangélicos e as estruturas de poder” (MC) e “Ame o seu próximo: a ética radical de Jesus” (MC).

Brian Kibuuka

Pastor Batista e membro da Segunda Igreja Batista de Feira de Santana, Bahia. Professor de Análise de Discurso e de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutor em História Social (UFF), Mestre em História Social (UFF) e Letras Clássicas (UFRJ), e graduado em Teologia (UMESP) e em Letras (Português-Grego, UFRJ). Trabalha com discurso religioso e com a análise da atuação política de evangélicos.

Gabriela Leite

Nascida e criada na igreja batista, é graduada em Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduanda em Direito Humanos. Escreve sobre cultura, literatura e religião com foco em raça, gênero e juventude. Atualmente, é gerente de projetos, presidente da Juventude Batista Petropolitana e coordenadora de ação social na Primeira Igreja Batista do Alto da Serra, em Petrópolis. Está no Twitter e Instagram: @gbrlaleite

Ana Trigo

Jornalista, é mestra e doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP. Pesquisadora acadêmica da cracolândia desde 2013, é autora da dissertação “Quando Deus entra, a droga sai”: ação da Missão Belém e Cristolândia na recuperação da dependência química na Cracolândia de São Paulo; e da tese “Mulher é muito difícil” – o (des)amparo público e religioso das dependentes químicas na cracolândia de São Paulo. Faz parte do GREPO (Gênero, Religião e Política) e do GEPP (Grupo de Estudos Protestantismo e Pentecostalismo), ambos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Estudos Pós-graduados em Ciência da Religião da PUC-SP.

Gedeon Freire de Alencar

Doutor em ciências da religião-PUC-SP, é membro do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo- GEPP-PUC-SP, da Comissão de Historia da Igreja na América Latina e Caribe -CEHILA e da Rede de Latinoamericana de Estudos Pentecostais-RELEP, autor dos livros Protestantismo Tupiniquim. Hipótese sobre a (não) contribuição evangélica à cultura brasileira, Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus 1911-2011, Ecumenismos & Pentecostalismos. A relação entre o pescoço e a guilhotina e Filemom. Essa carta deveria ter sido escrita? Casado com Diana Freire e ambos se congregam na Igreja Betesda-SP. Acompanhe-o pelo Instagram.

Guilherme Damasceno

Teólogo (UMESP) e pedagogo (Claretiano), mestrando em Teologia na PUC-SP. É seminarista na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e membro do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica da PUC-SP. Foi presbítero pentecostal e pesquisador do movimento, como resultado da vivência publicou o livro "Pentecostalismo Brasileiro: História e Educação Teológica". Atualmente atua como mobilizador de jovens evangélicos. Instagram @gui.damasceno

Gutierres Fernandes Siqueira

Escritor, graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus (FAPCOM) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduando em Interpretação Bíblica pela Faculdade Batista do Paraná. É autor dos livros “Revestidos de poder” (CPAD), “O Espírito e a Palavra” (CPAD) e “Reino dividido” (GodBooks) é co-autor do livro “Autoridade Bíblica e Experiência no Espírito” (Thomas Nelson Brasil). Membro da Assembleia de Deus (Ministério do Belém) em São Paulo, SP.

Isabel Azevedo

É cristã evangélica e frequenta Igreja Metodista em Santa Luzia/MG desde o ano de 2002. Bacharel em Serviço Social e Pós-graduada em Saúde Mental da Infância e Adolescência. Atualmente é servidora pública efetiva da PCMG e está lotada na DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento à Mulheres no cargo de Analista da Polícia Civil.

Israel Mazzacorati

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), São Leopoldo, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática (EST). Pastor da Igreja Batista Água Viva, Vinhedo, SP. Professor do Seminário Teológico Servo de Cristo, São Paulo, SP. Está no Instagem: @israelmazzacorati

Iza Vicente

Iza Vicente é advogada, formada na Universidade Federal Fluminense e é a única mulher eleita vereadora em Macaé - RJ (REDE). Tem como principais causas o desenvolvimento social, sustentabilidade e direito das mulheres . Além disso, é uma evangélica em defesa da laicidade e dos direitos humanos.

James M. Matarazzo Jr.

Pastor Sênior da primeira Igreja congregacional de Shrewsbury, em Massachusetts, e instrutor de teologia na Universidade de Boston. Anteriormente, foi Professor de teologia no Ripon College Cuddesdon e membro da Faculdade de Teologia e Religião, ambos na Universidade de Oxford. Completou seu PH.D em Teologia em Oxford em 2017. Atuou na área de desenvolvimento internacional por 19 anos. Atualmente pesquisa o tema da violência de gênero entre líderes religiosos e tradicionais na República da Zâmbia. Trabalhou para a Christian Aid, em Londres, para a Igreja Norueguesa, em Oslo, e para a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em Bona. Serviu como consultor no Conselho Mundial de Igrejas da Federação Luterana Mundial, em agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais. É pastor ordenado na Igreja Unida de Cristo e no Ministério da Igreja Luterana na Grã-Bretanha.

Jacqueline Teixeira

Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (2018) onde também obteve o título de mestre (2012). Possui graduação em Ciências Sociais (USP/2008) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2012). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) realizando pesquisas na área de gênero, raça, sexualidade e religião. Pesquisadora do Numas (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença da USP. Atualmente realiza estágio de Pós Doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) vinculada ao Departamento de Ciência Política da USP com financiamento da Fapesp. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da USP e Pesquisadora colaboradora do Mecila e do Iser. Siga-a no Twitter e/ou Instagram.

José Claudio Moura

Pastor da Igreja Batista em Córrego de Pedras - Bahia. Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBN) em Feira de de Santana, Bahia . Graduado em Gestão Ambiental pela Uninter ePós-Graduando Gestão Ambiental - Faculdade Batista de Minas Gerais. Ele pode ser contatado pelo email joseclaudiomoura [arroba] gmail [ponto] com

Josenildo Miranda dos Santos

É pastor Batista desde 2005, teólogo pelo STBNe, mestre em educação pela FURB-PR, empresário, atua como voluntário na liderança da igreja Batista de Córrego de Pedras em Ipiaú, BA.

Juliano Spyer

Doutor em antropologia pela UCL, Juliano fez pesquisa de campo durante 18 meses em um bairro pobre na periferia de Salvador. Um dos resultados desse estudo é o livro Povo de Deus, quem são os evangélicos e por que eles importam (Geração 2020), finalista do Prêmio Jabuti em 2021. Ele escreve uma coluna semanal na Folha Online sobre cristianismo evangélico. Este Observatório é a maneira como ele leva adiante a tarefa de ampliar o conhecimento da sociedade sobre esse fenômeno. Siga-o no por este site, Twitter e/ou no Instagram.

Conteúdo do site


Kaká Meneses

Ex-jogador profissional de basquete, é missionário evangélico e trabalha com programas sociais de recuperação de dependentes químicos. Fundou uma comunidade terapêutica e coordena escolinhas esportivas. Foi secretário de Esporte e Lazer de Contagem e candidato a prefeito da cidade em 2016, candidato ao Senado de Minas em 2018 e a prefeito de contagem em 2020 . Cientista político e teólogo público e porta voz do partido rede sustentabilidade de Minas por dos mandatos .

Kenner Terra

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pastor e professor na Faculdade Unida de Vitória (ES). Membro da Associação Brasileira de Interpretação Bíblica (ABIB) e da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP). Kenner também é coordenador do grupo de pesquisa Linguagens da Religião (FUV) e do Fórum Evangelho e Justiça. Acompanhe o Kenner no YouTube, Twitter e no Instagram.

Levi Araujo

Mais um curadorDiscípulo de Jesus de Nazaré. Pastor Batista há 30 anos. Sustentabilista Progressista. Ativista dos Direitos Humanos. Pastor da Comunidade Caverna em SP. Acompanhe o Levi no Instagram e no Twitter. do observatório

Liz Guimarães

Pedagoga, educadora popular, educadora sistêmica, missionária e integrante da Rede Mulheres Negras Evangélicas. Contatos pelo Twitter ou Instagram.

Lorena Mochel

Antropóloga, maranhense e doutoranda pelo Museu Nacional (UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre pentecostalismo e uso de mídias digitais em perspectiva feminista interseccional. Publicou trabalhos sobre sexualidade entre mulheres evangélicas que consomem artigos eróticos e atualmente investiga sobre como o uso do WhatsApp possibilita transformações nos modos de viver o pentecostalismo e suas carreiras pastorais. Também compõe o projeto Feminismos e Mídias digitais, desenvolvido pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) em parceria com a Feminist Internet Research Network (FIRN/APC) e o International Development Research Center (IDRC). lorimochel [arroba] gmail [ponto] com

Lucas Nascimento

Analista do discurso, professor de Linguística do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É coordenador do Colegiado de Letras Vernáculas/Língua Portuguesa e coordenador do Grupo de Estudos Dialógicos em Discurso e Argumentação da UEFS. É Doutor em Língua e Cultura pela UFBA e faz estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP. Pesquisa discurso religioso evangélico, argumentação e polêmica. É evangélico batista.

Lucas Medrado

É doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em História e Teologia do Protestantismo no Brasil pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Santo Amaro. Graduado em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo. Membro da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP). É autor do livro Cristianismo e Criminalidade (Fonte Editorial). Membro da Assembleia de Deus (Ministério do Belém) em São Paulo, SP

Luciana Petersen

Jornalista, cristã, feminista negra, editora e podcaster no Projeto Redomas. Ela pode ser contatada pelo Instagram e por email [11:52, 18/02/2022] Luciana Peterson: insta @lucianapetersen__ ou pelo email lucianapet [arroba] gmail [ponto] com

Magali Cunha

Pesquisadora em Comunicação, Religiões e Política e jornalista. Integra a equipe do Instituto de Estudos da Religião (ISER), é editora-geral do Coletivo Bereia - Informação e Checagem de Notícias, colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas e membro da Associação Mundial de Comunicação Cristã (WACC). Pode ser contatada pelo Twitter @magalicunha ou pelo email magali [ponto] .ncunha [arroba] gmail [ponto] com

Manuela Löwenthal

Doutoranda em Ciências Sociais pela UNIFESP, pesquisa temas vinculados à Religião e Política no Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (2012), onde também obteve o título de mestre. É pesquisadora do projeto Temático "Religião, Direito e Secularismo: A reconfiguração do repertório cívico no Brasil contemporâneo", financiado pela FAPESP. Atua também como Professora de Sociologia na Rede Estadual Paulista.

Marcelo Tadvald

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NER - Núcleo de Estudos da Religião, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS). Possui Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Programa Nacional Capes, com pesquisas sobre religião, política e direitos humanos. É autor e organizador de 8 livros, dos quais destaca-se: “Veredas do sagrado: Brasil e Argentina no contexto da transnacionalização religiosa. Porto Alegre: Cirkula, 2015. 1ª. ed. 367p.”, além de inúmeros artigos, capítulos de livros e textos publicados no Brasil e exterior. Também integra os Grupos de Pesquisa do CNPq: “Antropologia e Direitos Humanos” e “Transnacionalização evangélica brasileira para a Europa”. Atua ainda como consultor e assessor de órgãos do Governo Federal e sociedade civil. Contato: marcelotadvald@gmail.com

Marco Davi de Oliveira

Pastor, é graduado em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009), graduação em teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1991) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) , atuando principalmente nos seguintes temas: politicas afirmativas, negros, igreja, bases bíblicas e pobres. Licenciado em História na Faculdade Paulista São José. Autor do livro "A religião mais negra do Brasil: Porque os negros fazem opção pelo pentecostalismo? e Mensagem integral às sete igrejas: Estudo das sete igrejas do Apocalipse na perspectiva da Missão Integral. Siga-o pelo Instagram.

Marcos Botelho

Formado em teologia pela Faculdade Latino-Americana FLAM (1999-2002) e pós-graduado em Teologia Urbana na UniFil (2004-2006) Desde 1999 faz parte de quadro de missionários da Missão Jovens da Verdade. Fundador Rock no Vale e GLOCAL. Professor de Hermenêutica Bíblica desde 2005, e diretor da Faculdade Latino-Americana em Teologia FLAM (2022) Pastor titular da Igreja Presbiteriana Comunidade da Vila em São Paulo e CEO da Glocal Aceleradora Social no Largo da Batata. Ele está presente no Instagram e no YouTube

Nilza Valéria Zacaria

Jornalista e coordenadora Nacional da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e do podcast semanal Papo de Crente.

Olívia Braga

Editora-chefe do TAB UOL, trabalhou como editora no Nexo Jornal e nas revistas Casa e Comida, Casa e Jardim e ÉpocaSP. Foi repórter de gastronomia no jornal O Estado de S. Paulo. Nascida e criada na periferia de São Paulo, em meio a católicos e evangélicos pentecostais, é graduada em jornalismo pela USP.

Paulo Vitor Leite Lopes

Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É, junto com Christina Vital da Cunha, co-autor do livro "Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil", e, com esta e Janayna Lui, de "Religião e Política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições de 2014". Perfil no Google Acadêmico.

Pedro Virgílio

Pastor Batista da Cbb, atuando desde 2005 e na Igreja Batista Nova Aliança em Serrinha-Ba desde 2009. Bacharel em Teologia e Pós-graduado em Ciências da Religião e Psicopedagogia. Atua também com uma instituição de Reabilitação de adictos!

Raquel Santana

É graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional (2012) e doutora em Antropologia Social pela mesma instituição (2017). Realizou estágio pós-doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP (2019) e compõe o Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia da Religião e Antropologia Política. Desde o sua tese de doutorado “A nação cujo Deus é o Senhor: a imaginação de uma coletividade evangélica a partir da Marcha para Jesus” vem se dedicando a estudar a relação entre a indústria cultural e a política no caso dos evangélicos no Brasil

Conteúdo do site


Regina Fernandes

Teóloga, evangélica pentecostal, mestre em Teologia e Práxis (FAJE) e em Missiologia, especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Professora da FBMG e da FLAM. Autora de livros de Teologia, entre eles: Introdução às Teologias Latino-americanas. Membro da Rede Latinoamericana de Estudos Pentecostais-RELEP, do Movimento Renovar Nosso Mundo (ecoteologia) e do Grupo de Pesquisa Teologia e Contemporaneidade (PUC-MG), faz parte da diretoria da FTL – Fraternidade Teológica Latino-americana Continental. Instagram: @reginafernandessanches

Renan William dos Santos

Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em Sociologia (2017) e Bacharel em Ciências Sociais (2015) pela mesma instituição. Participa do grupo de estudos Diversidade religiosa na sociedade secularizada, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo Prof. Reginaldo Prandi. Desenvolve pesquisa nas áreas de Sociologia da Religião e Sociologia do Ambientalismo, analisando as novas formas de percepção sobre a natureza e a apropriação religiosa das pautas ecológicas. Atua nos seguintes temas: moralização dos discursos ecológicos, sacralização da natureza, religião e meio ambiente, religião e esfera política, teoria da secularização, desencantamento do mundo, escatologia, milenarismo, teoria sociológica e estudos sobre Max Weber. Twitter: https://twitter.com/santosrw_renan ou perfil no site acadêmico ReserachGate.

Rodrigo Toniol

Professor de Antropologia da UFRJ e do programa de pós-graduação da Unicamp. Presidente da Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul. Ele pode ser contatado pelo Twitter e pelo Currículo Lattes ou pelo email rodrigo [ponto] toniol [arroba] gmail [ponto] com.

Romi Márcia Bencke

Pastora da Igreja Evangelica de Confissão Luterana no Brasil, graduada em Teologia pelas Faculdades EST (São Leopoldo), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. Em 2013 recebeu o prêmio de Direitos Humanos na categoria Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa. Atualmente ocupa a função de secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e integra o grupo coordenador do Fórum Ecumênico ACT Brasil.

Sérgio Ricardo Dusilek

Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek, pastor na Igreja Batista Marapendi (RJ/RJ). Bacharel em Ciências Contábeis (Centro Universitário UNA-BH/MG) e Teologia (STBSB 1998). Pós-graduado em História da Filosofia (UGF/2000). Mestre (2015) e Doutor (2021) em Ciência da Religião (UFJF/MG). Professor no Seminário Teológico Batista Carioca e na Pós-graduação em Ciência da Religião da Faculdade Batista de Minas Gerais. Casado com Liliana e pai da Letícia.

Sthefanye Paz

Doutoranda em Antropologia no Museu Nacional/UFRJ e Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ. É professora de Sociologia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Suas pesquisas tem como foco a trajetória de mulheres evangélicas que atuam na produção da cultura para além do gospel. Twitter: @sthefanyepaz Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4329153486994902

Vagner Marques

Historiador, Doutor em História Social e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor do livro Fé&Crime: Evangélicos e PCC nas periferias de São Paulo. Consultor Literário, professor Universitário e Professor na rede básica de ensino. Publica periodicamente artigos na Revista Fórum. Colunista de Educação do Jornal Diário de Notícias. Articulista do Jornal Oi Diário. Pesquisador das periferias de São Paulo e de seu universo religioso. Membro do Grupo de Estudos Protestantismo e Pentecostalismos (GEPP/PUC-SP), da Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais (RELEP) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Instagram: @profvagnermarques

Valdinei Ferreira

​É fundador do @mapacentrante, uma empresa de cursos e palestras, Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).Professor na Faculdade de teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e no Seminário Servo de Cristo..

Victor Araujo

Victor Araújo é PhD em Ciência Política e Pesquisador Sênior da Universidade de Zurique, Suíça, onde atua como especialista na aplicação de modelos estatísticos e ferramentas de big data e ciência de dados para investigar como o comportamento eleitoral dos indivíduos pode ser afetado por aspectos econômicos e sociais. Sua tese de doutorado recebeu, em 2019, o prêmio Capes de melhor trabalho na área de Ciência Política e Relações Internacionais, bem como menção honrosa no concurso de teses da ANPOCS. Em 2022, Victor publicou o livro "A Religião Distrai os Pobres? O voto econômico de joelhos para a moral e os bons costumes", pela editora Edições 70 (Grupo Almedina Brasil). Twitter e email: victor.araujo@pw.uzh.ch

Vinicius do Valle

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Sociais pela mesma Universidade (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP). Realiza pesquisa de campo junto a evangélicos há mais de 10 anos. É autor, entre outros trabalhos, de Entre a Religião e o Lulismo, publicado pela editora Recriar (2019). Atualmente, atua na pós-graduação no Instituto Europeu de Design (IED) e em outras instituições, ministrando disciplinas relacionadas à cultura contemporânea e a métodos qualitativos, além de realizar pesquisas e consultoria sobre comportamento político e opinião pública. Está no Twitter (@valle_viniciuss).

Vinícius Gomes

É cristão, possui MBA em Gestão da Educação Pública, Licenciatura em História e atualmente é Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Dedica-se a pesquisar as relações entre os Bolsonaristas e os evangélicos, bem como sua inserção no mundo digital.

Wilian Gomes

Pastor, conferencista, Ministro do evangelho pela convenção de Madureira – CONAMAD. Trabalha em ADEG - Catedral das Assembleias de Deus do Gama. Diretor administrativo do Instituto Educacional Teológico do Gama (IBADEG), professor de Teologia pelo Instituto Educacional Teológico do Gama (IBADEG), Presidente do conselho fiscal do SEMADEG – Secretaria de missões da Assembleia de Deus do Gama. Bacharel em teologia interconfessional em Humanidades pela UNINTER - Centro Universitário Internacional, graduado em História Bíblica pela FAETB, graduado em Teologia pastoral e Antigo Testamento pela FAESB Juiz de Paz e Capelão pela IBCH – Instituto Brasil de ciências Humanas - FACSU.