A data que uniu JFK, Aldous Huxley e C.S. Lewis
22 de novembro de 1963. Muitos se recordam exatamente onde estavam quando souberam da morte de John Fitzgerald Kennedy, em Dallas, Texas, uma cena que ficou gravada na História dada sua dramaticidade e impactos políticos globais. Mas bem poucos, imagino, sabem que exatamente no mesmo dia faleceram o grande escritor irlandês C.S. Lewis, “o mais relutante dos convertidos”, segundo suas palavras, e Aldous Huxley, outro autor clássico da literatura mundial.
Pois a emissora britânica BBC Radio 4 fez um programa especial com o ex- arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, para celebrar os 60 anos da morte dos três personagens, sob o título “Visionary Storytellers” (Contadores de histórias visionários). Um diálogo imaginário entre os três foi tema do livro “Between Heaven and Hell“ (Entre céu e inferno), do filósofo americano Peter Kreeft. Outro diálogo imaginário, desta vez entre Sigmund Freud e C. S. Lewis é o enredo da obra “Deus em questão”, de Armand Nicholi, que virou peça de teatro e pode ser vista por milhares de espectadores em São Paulo.
Para pesquisar: o legado de C.S.Lewis para os evangélicos do mundo todo é imensurável. Ele, que foi ateu até a idade adulta, influenciou pensadores com suas reflexões a respeito do sofrimento humano, do amor e da morte, deixando ainda o encantamento de suas narrativas sobre Nárnia, o país onde reina o leão Aslan, simbólico de Jesus Cristo. Que livros de C.S.Lewis mais marcaram os pastores evangélicas brasileiros? Qual a relevância de seu pensamento nos seminários teológicos? Quais os dados de vendagem de seus livros no Brasil e no mundo?
O programa da BBC pode ser acessado neste link.
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.