A Influência Brasileira no Pentecostalismo e sua Expressão Musical

A Influência Brasileira no Pentecostalismo e sua Expressão Musical
Cantora gospel Rose Nascimento.

O pentecostalismo no Brasil é uma manifestação religiosa que se destaca não apenas por sua espiritualidade fervorosa, mas também por sua profunda ligação com a cultura brasileira. Uma das formas mais evidentes dessa conexão é encontrada em sua expressão musical, que reflete elementos distintos e variados da música popular brasileira. Neste artigo, exploraremos como o pentecostalismo brasileiro absorveu influências culturais, especialmente do carnaval e de outros ritmos regionais, e as incorporou em sua prática litúrgica e musical.

As Assembleias de Deus, uma das maiores denominações pentecostais no Brasil, são conhecidas por seus "Hinos de Fogo" ou "Corinhos de Fogo". Estas são composições musicais com ritmos que evocam as marchinhas carnavalescas da década de 40 e 50. Apesar da postura geralmente avessa dos pentecostais em relação ao carnaval, a influência desta festividade é perceptível na liturgia de seus cultos, mesmo que de maneira indireta. A música pentecostal, muitas vezes, lembra mais as marchas militares do que as marchinhas de carnaval, embora a influência seja evidente.

Um exemplo marcante dessa fusão de influências é a música da renomada cantora pentecostal Rose Nascimento. Suas composições muitas vezes se aproximam das antigas marchinhas de carnaval, embora com uma roupagem mais moderna. Isso demonstra como as características musicais do pentecostalismo podem variar dependendo do contexto e do grupo que as interpreta, permitindo adaptações que refletem as raízes culturais dos fiéis.

Embora ainda falte um estudo acadêmico mais aprofundado sobre a música pentecostal, é inegável a sua natureza híbrida, incorporando elementos de diversos gêneros musicais brasileiros. Além das marchinhas e das influências militares, a música pentecostal também apresenta traços de baião, ritmos regionais como o carimbó do Pará, e a forte presença do forró. Essa diversidade musical reflete não apenas a riqueza cultural do Brasil, mas também a capacidade do pentecostalismo de se adaptar e dialogar com as diferentes expressões da música popular brasileira.

Em suma, a música pentecostal no Brasil é mais do que uma simples expressão religiosa; é um reflexo da identidade cultural e musical do país. Sua capacidade de absorver e integrar influências diversas é um testemunho da sua vitalidade e relevância na sociedade brasileira contemporânea. Um estudo mais aprofundado sobre essa rica tradição musical certamente enriqueceria nossa compreensão tanto do pentecostalismo quanto da cultura brasileira como um todo.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Gutierres Fernandes Siqueira é Escritor, graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus (FAPCOM) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduando em Interpretação Bíblica pela Faculdade Batista do Paraná. É autor dos livros “Revestidos de poder” (CPAD), “O Espírito e a Palavra” (CPAD) e “Reino dividido” (GodBooks) é co-autor do livro “Autoridade Bíblica e Experiência no Espírito” (Thomas Nelson Brasil). Membro da Assembleia de Deus (Ministério do Belém) em São Paulo, SP.