A influência evangélica na candidatura de Trump…

A influência evangélica na candidatura de Trump…

Várias vozes na mídia cristã nos EUA afirmam que a corrida presidencial de 2024 é uma luta pela alma da América, e que o perseguido Trump tem a proteção de Deus.

Nas eleições de 2016 e 2020, os eleitores evangélicos apoiaram firmemente Trump, apesar das alegações de adultério e má conduta sexual, que ele negou. Argumentam que Trump, apesar de suas controvérsias, é protegido por uma "unção" divina e comparam sua luta a uma batalha entre o bem e o mal. Embora essas figuras estejam fora do mainstream da mídia cristã, elas alcançam milhões através de rádio, TV a cabo, e plataformas de streaming. Trump tem agradecido esse apoio, prometendo defender o cristianismo e apresentando sua candidatura em termos quase messiânicos. (Informações da Reuters)

… e na chegada do Armagedom. AL Jazeera tem série documental sobre evangélicos e o fim do mundo

"Praying for Armageddon" (Orando pelo Armagedom) é uma série da emissora AL Jazeera que trata da influência cristã evangélica na política externa dos EUA no Oriente Médio. É definida como um "thriller político apocalíptico" e traz histórias de pastores americanos que preparam seus rebanhos para o fim do mundo e ministros de megaigrejas que fornecem aconselhamento espiritual aos políticos na capital do país. O segundo episódio examina as "perigosas consequências da fusão entre os cristãos evangélicos e a política dos EUA". 

Para aprofundar e resenhar - a matéria da Reuters e a série da Al Jazeera podem ser unidas em uma pauta maior sobre a influência crescente do público evangélico nas eleições americanas. Como se vê, esses fiéis nunca antes foram tão disputados pelas coberturas midiáticas e pelas organizações de pesquisa.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.