A tensão no Oriente Médio e a presença da igreja evangélica

Na tentativa de definir o que está acontecendo desde o dia 07 de outubro na Faixa de Gaza, um fundo religioso escatológico paira no ar. Os evangélicos se perguntam se o que estão vendo tem a ver com uma conjuntura política intrincada, terrorismo, ódio ou até mesmo uma cosmovisão profética que coloca Israel como protagonista de Deus.

Os dias passam e pessoas são deslocadas, impedidas de sair ou mortas em Gaza, causando uma grave crise humanitária. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, são mais de 10 mil palestinos mortos, incluindo 4.104 crianças na região. Do lado israelense, cerca de 1,4 mil pessoas morreram, a maior parte civis, e 240 são mantidas reféns, segundo o governo de Israel.

Em meio a todas essas visões, uma pergunta que precisa ser feita - particularmente aos cristãos - é: onde está a igreja? Não apenas a institucional, mas a relacional, a orgânica. E como a presença dela interfere nos rumos da questão? Qual a sua face diante de um cenário tão avassalador e triste? Que caminhos de paz a igreja está trilhando?

Essas e outras perguntas farão parte da live “A tensão no Oriente Médio e a presença da igreja” que o projeto Diálogos de Esperança realizará na próxima terça-feira, dia 14, às 19h. O Diálogos é uma inciativa de quatro organizações evangélicas (Aliança Evangélica, Editora Ultimato, Visão Mundial e Tearfund) que realizam lives quinzenais sobre assuntos relevantes para o universo evangélico brasileiro.

O missiólogo e pastor Marcos Amado, que atua há mais de 20 anos com o tema, é o convidado da live, que será intermediada pelos teólogos Claudia Moreira e Valdir Steuernagel. Marcos é autor do artigo Justiça ou vingança?, onde discute como os evangélicos estão lidando com as tensões no Oriente Médio. “Como é possível que nós, evangélicos, fiquemos inertes diante dessa conjuntura? Onde se encaixam os princípios bíblicos que nos orientam a amar o próximo e nossos inimigos, e a sermos pacificadores?”, questiona Amado no artigo.

Marcos Amado é mestre em missões com especialização em estudos islâmicos pelo All Nations Christian College (Inglaterra). É missionário da Sepal, professor de missões do Seminário Teológico Servo de Cristo e fundador do Centro de Reflexão Missiológica Martureo.

--

Serviço:

Diálogos de Esperança n° 89.

Tema: “A tensão no Oriente Médio e a presença da Igreja”.

Quando: 14 de novembro de 2023.

Horário: 19h (horário de Brasília).

Canais: Youtube da Editora Ultimato.

Entrevistado: Marcos Amado.

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial.


Lissânder Dias é jornalista, escritor e editor de livros. Colabora com iniciativas sociais evangélicas há 2 décadas. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” (Editora Ultimato/W4 Editora).