Americanos acreditam cada vez menos no céu, no inferno, nos anjos e no diabo

Americanos acreditam cada vez menos no céu, no inferno, nos anjos e no diabo

O número de americanos que acreditam em Deus, em anjos, no diabo, no céu e no inferno caiu para os mais baixos níveis já registrados nas últimas duas décadas, segundo pesquisa do Gallup. Entrevistas com 1.011 adultos, realizadas de 1º a 24 de maio e divulgada em julho mostra que, embora a maioria dos americanos ainda acredite nessas entidades religiosas, elas perdem atração a cada ano. Segundo o Gallup, o total dos entrevistados que disseram acreditar em Deus caiu de 90% em 2001 para 74% neste ano; 69% disseram acreditar em anjos, contra 79% em 2001; 67% creem na ideia de “céu”, contra 83%, e apenas 58% disseram acreditar no diabo, contra 68% anteriormente.
Segundo Megan Brenan, consultora de pesquisa da Gallup, “indivíduos que frequentavam a igreja com mais frequência e os republicanos eram mais propensos a acreditar em cada uma das cinco entidades religiosas. Os protestantes também eram mais propensos do que os católicos a expressar sua crença.” As informações são do Christian Post. Podem ser acessadas neste link:
https://www.christianpost.com/news/belief-in-god-angels-heaven-hell-and-devil-hits-record-lows.html

Para pesquisar – impactos dessa mudança no perfil religioso dos americanos nos indicadores socioeconômicos e influências das novas gerações.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.