Bispo Neves, novo pop star da fé?

Bispo Neves, novo pop star da fé?

“Enquanto as igrejas neopentecostais mais antigas estão saindo da TV, por estratégia ou por falta de dinheiro, novas igrejas estão assumindo esse lugar com o objetivo de projeção”, informa matéria do UOL de sábado (16). O texto destaca o programa "Desperta Brasil", do bispo Luciano Neves, ex-Universal e ex-Internacional da Graça. Aos 51 anos, ele fundou a IUDP (Igreja Unida Deus Proverá), que estreou o programa no canal aberto Band, das 6h às 8h, substituindo o missionário R.R.Soares.  

A Igreja Unida Deus Proverá tem menos de 1 ano e, segundo a reportagem, já supera 70 templos espalhados pelo Brasil. “Enquanto as igrejas neopentecostais mais antigas estão saindo da TV, por estratégia ou por falta de dinheiro, novas igrejas estão assumindo esse lugar com o objetivo de projeção”, diz a matéria assinada por Ranieri Costa. 

Para apurar: um balanço do mercado da mídia televisiva religiosa. Quantas igrejas ou programas evangélicos saíram de cena nos últimos anos, por falta de recursos ou perda de poder político, quantas novas chegaram como a do bispo Neves? E as católicas? Em minhas rápidas zapeadas, a impressão é que as transmissões de missas ou programas de TV católicos só fazem aumentar.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.