Carlos Nejar: o pastor pentecostal da ABL

Coluna Kenner Terra

Ainda é muito comum encontrarmos análises sobre os evangélicos brasileiros eivadas de preconceito elitista. A Intelligentsia nacional, por desconhecer a multiplicidade do fenômeno, por vezes, é rápida em descrevê-lo como massa inculta. Na contramão desse reducionismo, estão figuras importantes das artes qual o poeta, crítico literário, romancista, tradutor e ensaísta Carlos Nejar. Quinto ocupante da cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Letras (ABL), o poeta do Pampa, como costuma ser tratado, é pastor da Igreja Maranata e tem uma longa história na tradição pentecostal. Nejar já recebeu diversos prémios: em 1970, o prêmio Jorge de Lima, concedido pelo Instituto Nacional do Livro; em 1979 seus poemas foram gravados para a Biblioteca do Congresso, em Washington (EUA); em 2010 recebeu a mais alta condecoração do RS, “A Comenda Ponche Verde”. Em três ocasiões, Nejar concorreu ao Nobel de Literatura, da Academia Sueca (Svenska Akademien). Ano passado, Nejar recebeu o prêmio Lygia Fagundes Telles, concedido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

Em 2022, o pastor pentecostal foi o patrono da 68º Feira do Livro de Porto Alegre, uma das maiores e mais antigas do país. O prestigiado evento tem em sua lista de homenageados nomes importantes como Erico Verissimo, Mário Quintana e Luis Fernando Verissimo.

Nejar é um exemplo, provavelmente um dos maiores, da presença dos evangélicos na produção cultural brasileira. Por isso, tratar esse multiforme movimento como um “bando de ignorantes”, como costumeiramente se faz, só prova o quanto desconhecemos a realidade do país em geral e, especificamente, o lugar desses grupos religiosos na formação intelectual brasileira, os quais, provavelmente, serão a maior parcela da população.

* Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Kenner Terra é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pastor da Igreja Batista Betânia, RJ, e Coordenador do Curso de Teologia da Universidade Celso Lisboa. Membro da Associação Brasileira de Interpretação Bíblica (ABIB) e da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP). Acompanhe o Kenner no YouTube, Twitter e no Instagram.