Comentário de Trump sobre aborto é favorável a seu adversário, Ron DeSantis e outras notícias internacionais sobre evangélicos

Comentário de Trump sobre aborto é favorável a seu adversário, Ron DeSantis e outras notícias internacionais sobre evangélicos

As disputas para quem irá representar o Partido dos Republicanos nas eleições presidenciais nos EUA seguem a todo vapor. Os últimos comentários de Donald Trump sobre o aborto abriu  vantagem para o republicano Ron DeSantis, governador da Flórida e seu principal adversário. Trump afirmou que o baixo desempenho na campanha em 2022 se deu pela posição do Partido sobre a proibição do aborto. A opinião desagradou a seus eleitores evangélicos, que pensam em se aproximar de DeSantis (fonte: Five Thirty Eight).


Em evento realizado no National Religious Broadcasting em Orlando, Ron DeSantis, governador da Flórida pelo Partido dos Republicanos e candidato para disputar a presidência pelo partido afirma interesse em reforçar laços com Israel para atrair evangélicos (fonte: The Jerusalem Post).


Russell Moore, teólogo americano e editor-chefe do Christianity Today, questiona a elegibilidade de Donald Trump entre os evangélicos. Em uma conversa com Chuck Todd, da NBC, Moore diz: “Quase todas as famílias que conheço têm pessoas que não se falam mais sobre essa personalidade e essa figura, e acho que há muitas pessoas, incluindo evangélicos conservadores como eu, que estão olhando para isso e dizendo: ' Nós realmente vamos fazer isso de novo? Já não vimos isso? Queremos mesmo repetir?' E suponho que essa será a questão para o resto do ano”. As principais questões em relação a Trump são as acusações dele ser considerado responsável por difamação e abuso sexual (fonte: Belief Net).


Susan Stubson, advogada e membro do Partido Republicano de Wyoming, comenta sobre como o nacionalismo cristão cresceu no seu estado. “Os nacionalistas cristãos sequestraram tanto meu Partido Republicano quanto minha comunidade religiosa, borrando as linhas entre igreja e governo e, no processo, renomeando a identidade de nosso estado”, diz ela. No estado rural de Wyoming, segundo uma pesquisa do Pew Research Center, 71% dos cidadãos se identificam como cristãos. Nas áreas rurais, existe uma grande chance das cidades se integrarem a tal tipo de movimento político religioso (fonte: New York Times)


A Aliança de Igrejas Evangélicas da Argentina (a ACIERA) assina acordo com Comitê de Luta contra o Tratamento e Exploração de Pessoas  e se compromete a combater o tráfico de exploração de pessoas. De acordo com Christian Hooft, presidente da ACIERA, o acordo tem por objetivo alinhar o trabalho social das igrejas (fonte: Missions Box).


Ryan Burgue, cientista político e pastor batista americano, afirma que política é principal culpada pelo esvaziamento da religião nos EUA e que Donald Trump tem um papel central nesse processo. Segundo o acadêmico, “as pessoas estão escolhendo sua religião com base nas suas visões políticas, não suas visões políticas com base na religião” (fonte: Current Pub).


O autor e jornalista americano Jonathan Rauch, que já trabalhou para o jornal inglês The Economist, escreve sobre como o pastor Tim Keller reavivou sua fé em uma onda do evangelicalismo pós-Trump. Rauch descreve o ex-presidente como a figura pública menos cristã, mas enfatiza que o candidato foi o que recebeu grande apoio dos evangélicos, em sua maioria brancos (fonte: Religion News).


Relatório feito pelo Pew Research Center mostra que 40% dos evangélicos brancos, nos Estados Unidos, acreditam que os riscos da vacinação do MMR (Tríplice Viral) em crianças superam os benefícios da vacina (fonte: Good faith media).


Segundo relatório da Gray Matter Research e da Infinity Concepts, 99% dos protestantes acreditam que o envolvimento em atividades espirituais, como a oração, leitura da Bíblia e uma fé, impactam na saúde mental e física (fonte: Christian Post)


Pesquisa feita pela Public Religion Research Institute aponta que uma parte das igrejas permanecem segregadas. Uma grande porcentagem das pessoas que frequentam comunidades religiosas vão para onde a sua etnia ou raça seja a maioria, com exceção dos hispânicos. Metade dos hispânicos frequentam as congregações que são compostas por latinos ou o mais diverso possível (fonte: Axios)


Nova pesquisa da Gray Matter Research avalia amadurecimento espiritual de evangélicos. Avaliação considera atitude de fiéis em relação a atividades como estudar a bíblia, rezar diariamente, participar de grupos de oração, entre outras. O estudo ainda relaciona a frequência de tais comportamentos na vida dos fiéis às noções de sucesso, estagnação e ilusão. A partir desses critérios os pesquisadores estipularam uma escala de 0 à 25 para definir o nível de engajamento dos fiéis em seu crescimento espiritual. A pesquisa revela que apenas 11% dos evangélicos apresentam um engajamento total. (fonte: FāVS News; Grey Matter Research).


A Hillsong, que tem suas igrejas espalhadas pelo mundo inteiro, é conhecida por ser frequentada por diversas celebridades dos Estados Unidos. No entanto, em 2022 foi o personagem principal em notícias com relatos de ex-membros vítimas de abuso dentro da comunidade. E agora volta a ser exposta através de uma série documental chamada “The Secrets of Hillsong” do Canal FX (fonte: Inews).