Desejar a aposentadoria é um tipo de idolatria?

Desejar a aposentadoria é um tipo de idolatria?

Com um canal no YouTube chamado Fé e Tulipas, com 181 mil subscrições, uma jovem evangélica chamada Rebecca fez um vídeo no qual questiona: “Você já parou para pensar que a aposentadoria se tornou um ídolo?” Ela então pergunta: “E se o plano que Deus criou para nós não incluir uma aposentadoria?” 

Citando o pastor e autor best-seller John Piper, que, segundo ela, se opõe à ideia de aposentadoria, defende a ideia de que muitos começam a trabalhar já pensando no dia em que poderão parar. “Atualmente, podemos dizer que a aposentadoria se tornou um ídolo moderno no coração de vários cristãos.” 

O vídeo viralizou em perfis do X e rendeu debates e críticas. E ainda comentários do tipo: “Pera, no paraíso tem que trabalhar tbm?; ou então: “Se o plano que Deus criou para nós não incluir uma aposentadoria, é porque Deus é neoliberal”.

Para apurar: há, sim, uma corrente teológica que afirma que o conceito de aposentadoria não existe em nenhum lugar da Bíblia. Vale uma discussão em torno desse tema.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.