ADHONEP: Empresários e o reino de Deus

ADHONEP: Empresários e o reino de Deus
Ex-governador Wilson Witzel em jantar da ADHONEP em 2019. Créditos: Pleno News

Esta semana tive a oportunidade de participar da convenção nacional da ADHONEP. A Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno é uma associação cristã com pessoas dos mais diversos setores, mas com forte acento empresarial. Seus principais objetivos são difundir princípios morais, a valorização da família e princípios cristãos na sociedade, tendo na bíblia seu livro de referência. Passados 45 anos de atividade, segundo sua página oficial, ela conta com mais de 1.500 células dispersas pelo mundo.

Seu método de trabalho compreende a realização de jantares. Neles, pessoas são convidadas para escutarem o testemunho de outras pessoas e verem como a vida delas foi modificada após aceitarem Jesus Cristo como seu senhor e salvador. Essa dinâmica é muito eficiente, pois as trajetórias reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas são contadas de modo muito simples e direto. Ao final, sempre há um momento de evangelização.

Durante a convenção, essa dinâmica de testemunhos foi algo muito presente. Foi muito gratificante escutar as mudanças de vida relatas ali. Há muito já não participava de um evento promovido pela ADHONEP. Durante essa semana tive a oportunidade reviver momentos felizes, escutar sobre mudanças de vida, ser edificado com a experiência do outro.

No início de minha caminhada cristã, há mais de 20 anos, encontrei dentro da ADHONEP um ambiente no qual pude conviver com outros jovens e vivenciar experiências muito positivas. Lembro que minha primeira participação na convenção nacional foi o momento no qual eu tive a percepção de que não estava só. Apesar de meus amigos de infância não serem cristãos, apesar de não ter colegas cristãos na universidade, encontrei na ADHONEP um ambiente de acolhimento. Eu não estava sozinho nesse mundo. Era possível ser um jovem universitário e também evangélico. Tenho certeza que essa sensação de acolhida e pertencimento continua sendo experimentada por outras pessoas ainda hoje.

* Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


João Barros é evangélico há mais de 20 anos. Doutor em Filosofia e doutor em Ciências Sociais (UBA-AR), atualmente leciona no Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) e no curso de Ciência Política e Sociologia da UNILA. É autor de Poder pastoral e cuidado de si em Foucault (2020) e Biopolítica no Brasil – uma ontologia do presente (2022). Também coordena o projeto Evangélicos e política na América Latina. Contato: joao[ponto]barros@unila[ponto]edu[ponto]br .