Evangélicos latinos defendem o nacionalismo cristão

Evangélicos latinos defendem o nacionalismo cristão

Apesar das restrições às políticas de imigração e o culto ao patriotismo e à identidade americana, o nacionalismo cristão, ideologia que defende que os Estados Unidos sejam definidos como uma nação cristã, é apoiado pela maioria (55%) dos latinos protestantes americanos. Cerca de 66% dos evangélicos brancos defendem esse sistema de valores, a maior parcela entre os grupos pesquisados pelo Public Religion Research Institute, um instituto de pesquisas apartidário, que acaba de divulgar uma ampla radiografia sobre nacionalismo cristão nos EUA. 

Três em cada dez americanos qualificam-se ou como adeptos do nacionalismo cristão (10%) ou seus simpatizantes (20%), em comparação a dois terços que se qualificam como céticos (37%) ou rejeitam o sistema de valores (30%).

Em parceria com a Brookings Institution, o PRRI mostra em seu Atlas dos Valores Americanos que cerca de dois terços dos 22 mil entrevistados sem disseram céticos ou rejeitam o nacionalismo cristão, mas sua predominância entre os republicanos ajuda a nortear políticas educaionais, de saúde e de imigração. 

Trata-se do maior conjunto de dados já reunido sobre este tema, com informações sobre os 50 Estados. A pesquisa examina como a religião, o partido, a educação, a raça e outros fatores se cruzam com as visões nacionalistas cristãs. 

O estudo é solo fértil de assuntos que rendem matérias. Um verdadeiro deleite para jornalistas. Para os interessados em garimpar pautas, segue aqui o link:

https://www.prri.org/research/support-for-christian-nationalism-in-all-50-states/

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.