Governo Lula firma parceria com igrejas

Governo Lula firma parceria com igrejas

A notícia mais importante da semana no universo evangélico, em minha visão, foi noticiada pelo Valor Econômico no dia 27/11. “Diante de pastores e fiéis de 27 denominações diferentes, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, firmou com as igrejas parcerias de combate à fome e de acesso da população mais pobre a programas do governo”, diz a matéria assinada pelo repórter Caio Sartori. “Os acordos assinados passam por criar, em cada igreja, lideranças capazes de fazer o meio de campo entre pessoas que necessitam de auxílios e as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na prática, caberá a pastores e demais designados de cada igreja prestar assistência a fiéis que apresentarem demandas abarcadas pelo Cadastro Único e programas como o Minha Casa Minha Vida.” 

“Reconhecemos o trabalho importante que têm as igrejas. Hoje são aqui 27 denominações que abraçam a parceria para trabalhar um Brasil sem fome”, disse Dias ao Valor. “As igrejas estão justamente onde estão parcela significativa das pessoas mais vulneráveis. O governo tem programas e a gente quer estreitar a relação para que esses programas possam acontecer junto com o povo evangélico.” 

Para repercutir: a capilaridade das igrejas evangélicas no Brasil permite o desenvolvimento de diversos programas sociais e esse acordo deve ser apenas um ponto de partida, com forte potencial de expansão para outras áreas. Imagine cada pequeno templo da Assembleia de Deus no país servindo de local de apoio para reforço de alfabetização de crianças no contraturno escolar?  

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.