Igreja Presbiteriana Independente do Brasil – 120 anos

Completou 120 anos a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, com cerca de 97 mil membros, segundo números aproximados na própria denominação. Foi fundada em 31 de julho de 1903 por um grupo de sete pastores liderados pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira (1856-1923) e é hoje a terceira maior denominação presbiteriana brasileira. A maior e mais antiga é a Igreja Presbiteriana do Brasil, fundada em 1862 pelo missionário americano Ashbel Green Simonton e reúne aproximadamente 700 mil membros. Diferentemente da denominação original, a IPIB, como é conhecida, aprova ordenação de pastoras e mulheres para outros cargos de liderança e ensino e admite pastores divorciados.
Para apurar: contribuições dos presbiterianos nas áreas social e de educação, além de participação na política. Quem são os presbiterianos independentes mais ilustres do país atualmente? O ministro do Supremo Tribunal Federal, pastor André Mendonça, se enquadra nesse perfil?

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.