Igrejas também são polos de empreendedorismo

Sugestões de pauta

Marilia Cesar

Esta coluna aponta assuntos relevantes e atuais do universo evangélico brasileiro e mundial, que podem ser aprofundados pela mídia secular ou religiosa.

 

A pesquisa “Empreendedorismo Evangélico - Igrejas atuam como polos de formação e fortalecimento de pequenos negócios de redes sociais”, da consultoria Nosotros, criada por Juliano Spyer, fundador também deste Observatório Evangélico, revela a força das comunidades evangélicas no incentivo ao espírito empreendedor. “Por meio de doações individuais ou de estruturas organizadas de ação social, essas comunidades, que segundo levantamento do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) somam mais de 110 mil templos no Brasil, financiam cursos de profissionalização para os membros socialmente vulneráveis, oficinas de educação financeira e promovem os serviços e comércios de seus frequentadores”, informa reportagem do Valor Econômico.

A pesquisa se baseou em entrevistas em profundidade com 22 evangélicos de várias denominações, nos Estados de BA, MG e SP, entre os dias 3 e 7 de abril.

Para aprofundar: Exemplos de comunidades com estruturas grandes e organizadas de apoio ao empreendedorismo. A matéria do Valor cita a Igreja Batista Memorial de Alphaville, mas há muitas outras.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.