Inteligência artificial II: ChatGPT inventa passagem bíblica “trans-afirmativa”

Inteligência artificial II: ChatGPT inventa passagem bíblica “trans-afirmativa”

O ChatGPT produziu uma falsa passagem bíblica, em resposta a um post que lhe pedia alguma mensagem afirmativa de Jesus para pessoas transgênero. Segundo o Christian Post, a mensagem foi postada no canal “r/trans” pelo usuário Psychological_Dog527”, e soava “assustadoramente como um versículo bíblico legítimo, chegando ao ponto de ecoar a cadência dos escritores dos Evangelhos.” Dizia assim o versículo inventado pelo ChatGPT:

"E uma mulher, cujo coração estava dividido entre o espírito e o corpo, veio até ele. Em silencioso desespero, ela perguntou: 'Senhor, venho a ti distante, pois meu espírito e corpo não são um. Como devo esperar entrar no reino de Deus? Jesus olhou para ela com bondade, respondendo: 'minha filha, bem-aventurados aqueles que lutam pela unidade dentro de si mesmos, pois conhecerão as verdades mais profundas da criação de meu Pai. Não tenha medo, pois no reino de Deus não há homem nem mulher, pois todos são um em espírito. As portas do reino de meu Pai se abrirão para aqueles que amam e são amados, pois Deus não olha para o corpo, mas para o coração.”

Mesmo sabendo que as palavras não eram verdadeiras, o autor da postagem afirmou que a mensagem lhe trouxe conforto.

Para repercutir: O que os evangélicos ligados à área de TI pensam sobre esse tipo de utilização da ferramenta de IA? E os pastores?

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.