Islamismo está crescendo no Brasil?
O jovem pastor Teo Hayashi, líder da Zion Church e do movimento Dunamis, afirmou em postagem no Instagram que o islamismo tem avançado entre os jovens do Ocidente como reflexo de uma igreja cristã cada vez mais secularizada. Ele divulgou um vídeo que mostra jovens se convertendo ao Islã na Inglaterra e comentou: “Estou falando do Reino Unido nos dias de hoje. Essa mesma Inglaterra de John Wesley, do grande missionário William Carey, do grande pregador Charles Spurgeon, George Whitefield, está passando por isso hoje, no mundo ocidental”.
Em seguida, advertiu: “E você que está me assistindo do Brasil pensa: ‘Isso nunca vai chegar ao Brasil’. É o que eles pensavam anos atrás”. No entanto, segundo o pastor, para que o mesmo não ocorra no Brasil nesta geração, é preciso que os cristãos avaliem a saúde espiritual das igrejas.
Para apurar: existe alguma comprovação estatística de que a religião islâmica está crescendo no Brasil? Como as igrejas evangélicas avaliam esse movimento? Onde estão as maiores concentrações de muçulmanos brasileiros e como são as relações entre suas grandes lideranças e as duas religiões majoritárias do país, católicos e protestantes?
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.