Materia da NPR conta historia de evangélico que se "converteu" ao jornalismo e conta bastidores das igrejas

Materia da NPR conta historia de evangélico que se "converteu" ao jornalismo e conta bastidores das igrejas
Batismo do jornalista Jon War em 1997.

Ele se afastou de suas raízes evangélicas para escapar da sensação de sufocamento. Jon Ward cresceu em uma esfera mais isolada do cristianismo.

Foi criado em uma igreja evangélica na Virgínia que definia sua vida, seus amigos, sua família - sua identidade como um todo. Ele foi ensinado a nunca questionar os ensinamentos da Bíblia ou o julgamento dos homens que lideravam sua igreja, e foi desencorajado a se envolver com o mundo fora de sua comunidade religiosa. No entanto, após a faculdade, ele decidiu seguir uma carreira no jornalismo, uma escolha que dividiria sua família.

Através de seu trabalho como jornalista político, Jon aprendeu a questionar pressuposições, a questionar a autoridade e, eventualmente, a questionar a igreja em que cresceu e a deixá-la completamente.

Ele escreveu um livro sobre essa experiência intitulado "Testemunho: Dentro do Movimento Evangélico Que Falhou com uma Geração", em tradução livre.

A entrevista explora sua escolha de se afastar da igreja e as consequências de viver com essa decisão. Jon descreve sua criação na igreja evangélica, as pressões emocionais e a intensa ênfase na pureza sexual que experimentou.

Ele também discute como a revelação de um escândalo de abuso sexual na igreja revelou como algumas congregações evangélicas operam.

Jon conclui compartilhando que, embora ainda afirme muitos ensinamentos centrais do cristianismo, ele os mantém de forma mais flexível e com humildade epistêmica, reconhecendo o quanto ainda não sabe. Sua fé agora é vista como uma busca contínua, aberta a dúvidas e incertezas.

Fonte: NPR.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Juliano Spyer é antropólogo, pesquisador do Cecons/UFRJ, autor de Povo de Deus (Geração 2020) e criador do Observatório Evangélico.