Jornalistas e influencers evangélicos dialogam com cientistas climáticos

Jornalistas e influencers evangélicos dialogam com cientistas climáticos

Cerca de 40 jornalistas e influencers evangélicos (a maioria, da Amazônia) dialogaram pessoalmente, durante dois dias, no fim de setembro, com os maiores cientistas brasileiros na área de mudanças climáticas do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos (SP). Entre os cientistas estavam o Dr. Carlos Nobre, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT), e o Dr. José Marengo, membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Os comunicadores viram claramente como os desastres acontecem e como as mudanças climáticas afetam toda a vida. Além disso, aprenderam como o CEMADEN monitora os riscos e desastres e como o INPE desenvolve satélites brasileiros. Como que num choque de realidade, eles foram alertados sobre a necessidade urgente de unirmos fé e ciência na salvação do planeta.

Para os seus milhões de seguidores pelas redes sociais, os influencers evangélicos registraram as visitas e destacaram a importância de cuidar da criação, como obediência ao Criador.

“A gente só ouve notícias sobre o lado ruim do tema, mas aqui a gente descobriu que a ciência está fazendo muita coisa boa para preservar o planeta. É isso que vou levar para minha vida e para meu público”, disse um dos participantes.

“Deus nos deu a comissão de cuidar do jardim, que é o planeta que ele criou. A fé tem tudo a ver com preservar a criação; é uma forma de louvar a Deus”, concluiu outro.

O evento acontece periodicamente e é promovido e financiado pela IRI Brasil (Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais) – uma iniciativa internacional ligada ao Programa de Meio Ambiente da ONU (PNUMA).

Para o diretor da IRI Brasil, Carlos Vicente, não adianta apenas criar cartilhas sobre como cuidar da criação ou dialogar com quem já concorda conosco. “Precisamos promover diálogos de alto nível com cientistas sérios que usam a ciência para preservar o mundo. Por isso, promovemos esses encontros de evangélicos com cientistas. Já trouxemos pastores, padres e em breve serão desembargadores da justiça”.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Lissânder Dias é jornalista, escritor e editor de livros. Colabora com iniciativas sociais evangélicas há 2 décadas. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” (Editora Ultimato/W4 Editora).