Lições Bíblicas de Netanyahu: Como Ele Promove a Guerra em Gaza para a Extrema Direita Judaica e Cristã

A matéria publicada pelo Salon aborda a recente retórica do Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, referindo-se à nação de Amalek da Bíblia Hebraica, ao anunciar a "segunda fase" da guerra em Gaza. Netanyahu, conhecido por ser secular em sua vida privada, usa a Escritura para angariar apoio de supremacistas judeus em Israel e cristãos evangélicos de direita nos EUA. A matéria menciona vítimas de um ataque do Hamas em 7 de outubro e descreve a resposta dos familiares das vítimas, que criticam a abordagem militarista de Netanyahu.

A matéria também discute como a retórica de Netanyahu é direcionada aos seguidores ideológicos do partido Kach, fundado pelo rabino Meir Kahane, conhecido por suas visões extremistas e racistas. Kach foi banido e classificado como organização terrorista pelos EUA. A matéria observa que o legado de Kach persiste, citando o surgimento do partido Poder Judeu, um desdobramento ideológico de Kach. O artigo também aborda o apoio de grupos cristãos evangélicos a Israel e como esse apoio pode estar diminuindo, especialmente entre os jovens judeus e evangélicos americanos. A matéria termina sugerindo uma reinterpretação da história de Amalek, voltada para a solidariedade e libertação, em contraste com a narrativa de conflito e guerra.

A íntegra da matéria pode ser vista no link: https://www.salon.com/2023/11/13/bibi-netanyahus-bible-lessons-how-hes-selling-gaza-to-jewish-and-christian-far-right/