Livro reportagem "Recuperáveis"

Livro reportagem "Recuperáveis"

Que o tráfico e o movimento evangélico tem crescido nos grandes centros urbanos, isso é algo que já se sabe. Mas outro fenômeno notório e ainda pouco explorado é a crescente narrativa de conversões religiosas entre o público marcado pelo passado pelo uso e tráfico de drogas.

E assim surgiu o livro-reportagem “Recuperáveis”; a partir do interesse jornalístico de investigar esse fenômeno. Através da narrativa dos perfilados Bruno, Sena, Carol e Daniel, a obra busca compreender o que existe por trás das histórias dessas pessoas que passaram pelo uso e tráfico de drogas e que refizeram suas vidas ante a sociedade a partir da nova fé e da igreja evangélica em Fortaleza - onde o número de católicos é cada vez menor em comparação ao surgimento de igrejas evangélicas.

Aos 12 anos, Bruno usou droga pela primeira vez e ainda na adolescência tornou-se um traficante. Apesar de temido, sentia-se como alguém rejeitado pela sociedade e desejava mudar, mas sempre ouvia dos outros que “pau que nasce torto nunca se endireita”. Sena sempre foi uma boa filha e tinha uma família estável; foi o namorado que a fez conhecer a realidade do tráfico, que a levou à prisão com apenas 18 anos. No presídio, onde esperou encontrar algum apoio de profissionais para a mudança, viveu suas experiências mais traumáticas, sendo vítima de preconceito e descrédito. Quando jovens, Daniel e Carol se apaixonaram e, sem o apoio dos pais, decidiram entrar no tráfico para construírem sua casa. Em pouco tempo, o casal tornou-se um dos maiores líderes do tráfico na região, mas desejavam uma vida diferente para os filhos e desejavam voltar a ser vistos como cidadãos comuns.

Endossada com apanhado histórico, dados, gráficos, entrevistas com especialistas e relatos de experiências contadas com técnicas do jornalismo literário, a reportagem imerge o leitor na história dos perfilados desde a ascensão no tráfico, sua decisão e processo de conversão, até suas perspectivas atuais sobre a fé e a igreja evangélica.

Tão envolvente quanto pertinente, Recuperáveis é uma obra que se destaca por dar visibilidade a histórias de dores, marcas e consolos nesta estrada da superação de estigmas sociais. Sua leitura é um despertar para a compreensão de uma realidade tão latente e cada vez mais frequente no país, refletindo sobre o segmento evangélico para além das generalizações do cotidiano na mídia.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Priscila da Silva Nascimento é cearense, jornalista pela Universidade Federal do Ceará, assessora de comunicação no setor público e vencedora do 2º Lugar no Prêmio Gandhi de Comunicação 2022, na categoria Mídia Eletrônica, com a reportagem "Gerações do lixão: a relação da comunidade do Jangurussu com o lixo através do tempo". Acredita no Jornalismo que serve à sociedade e que enxerga aqueles que não possuem voz ante a sociedade.