Los Hermanos: uma iglesia hispânica no Jd. Brasil

Los Hermanos: uma iglesia hispânica no Jd. Brasil

Pouco tempo atrás escrevi em parceria com meu amigo Carlos Martins um texto descrevendo a presença da fé evangélica entre os hispânicos na cidade de São Paulo. Nesse breve artigo pretendo descrever como Los Hermanos, criaram um campo de missões urbanas na periferia da zona norte de São Paulo.

A minha visita a essa comunidade aconteceu em um domingo de manhã, culto de aniversário, pessoas vestidas com camisas confeccionadas para o evento, recepção na porta e igreja decorada. Tudo muito parecido com uma igreja brasileira até aí. Mas só até ai…“Posso parar a moto aqui?”, perguntei a ele. O diácono demonstrou não entender o que eu disse e com um olhar chamou um outro diácono que falava português.

Ao entrar encontrei uma construção bem antiga, bandeiras da Bolívia, Peru, Venezuela, Equador entre outras. Os instrumentos tocavam alguma melodia conhecida, mas em espanhol. Os bancos de madeira e a estrutura simples demonstravam a simplicidade do lugar. A história dessa comunidade é singular, foi fundada por hispânicos que frequentavam a igreja sede e por alguns irmãos da região do Jardim Brasil, que está inserido no distrito da Vila Medeiros. Os irmãos vão chegando ao culto conforme o tempo vai passando, é cultural, segundo um dos pastores eles “atrasam” entre trinta minutos, uma ou até mesmo duas horas. Os auxiliares de culto já entendem esse processo, e conforme as pessoas vão chegando eles orientam onde devem sentar, de forma que nenhum banco fique com espaços vazios.

A igreja tem um apelo muito forte para missões. Não poderia ser diferente, os dois pastores principais são experimentados no campo missionário, falam sobre missões com amor e brilho nos olhos. Missões é o nome dado por evangélicos e cristãos do mundo todo para iniciativas que tem como objetivo estabelecer bases de pregação em locais onde o cristianismo ainda não chegou. Existem muitos tipos de missões, mas o mais comum são as transculturais, onde o missionário vai até uma outra comunidade, com outra cultura, língua etc. E as missões urbanas, que ocorrem no contexto da própria cultura. Geralmente as missões urbanas buscam auxiliar as comunidades por meio de ações que vão além da questão religiosa, seja com serviços comunitários, auxílios e redes de solidariedade.

A região em que essa comunidade está inserida, tem a taxa de emprego formal menor da cidade de São Paulo, além disso a oferta de transporte público é a pior de toda a cidade. A remuneração média da população é inferior a dois salários mínimos. Outro dado alarmante é que a porcentagem de gravidez na adolescência é maior que a média da cidade, sendo a morte materna quase o dobro da média aferida em toda a cidade. O distrito está entre os vinte que mais tiveram morte durante a pandemia de Covid-19.

É um dos distritos com maiores distorções em relação à idade-série no ensino fundamental. Neste sentido o índice de abandono escolar está em 1,3% na rede municipal, enquanto que a média da cidade é de 0,8%. A região está entre as que não tem equipamentos públicos e particulares de cultura.

A igreja hispânica presta diversos “serviços” para a comunidade local. São ações que variam entre cursos, cuidadores de crianças e até um saboroso e bem servido almoço boliviano nos domingos. Essas são algumas entre outras ações que são realizadas e organizadas por hipânicos que frequentam a igreja. O que fica evidente é que na constituição atual dessa comunidade, não são os brasileiros que estão fazendo missão em uma comunidade de estrangeiros. Mas pelo contrário, são os hipânicos que estabeleceram um campo missionário urbano avançado em uma das maiores periferias de São Paulo e que após a leitura das necessidades locais, apresentam um modelo alternativo de lidar com as dificuldades impostas pela violência, desemprego e crescimento desordenado.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Vinícius Gomes é cristão, possui MBA em Gestão da Educação Pública,  Licenciatura em História e atualmente é Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Dedica-se a pesquisar as relações entre os Bolsonaristas e os evangélicos, bem como sua inserção no mundo digital.