Missionários podem evitar que algumas línguas sejam extintas?

Missionários podem evitar que algumas línguas sejam extintas?

A Assembleia Geral da ONU declarou em setembro os anos de 2022 a 2032 como a Década Internacional das Línguas Indígenas. Segundo a ONU, das 7.000 línguas faladas em todo o mundo, aproximadamente 2.900 (41%) estão ameaçadas de extinção. A este ritmo, quase 90% de todas as línguas estarão extintas até ao final do século. As mais ameaçadas são, sabidamente, as línguas indígenas.

No Brasil, segundo a Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), dentre os 250 povos indígenas conhecidos, 6 contam com a Bíblia traduzida em suas línguas, 39 com o Novo Testamento completo e há ainda alguns povos que possuem pequenas porções bíblicas traduzidas. De acordo com o Relatório do DAI com dados de 2018, existem 164 etnias sem acesso à essa literatura no próprio idioma e a necessidade de tradução bíblica para 11 línguas indígenas.

Para formar tradutores e linguistas para esse trabalho desafiador, que envolve uma completa imersão na cultura de povos muitas vezes isolados, a Associação Linguística Evangélica Missionária foi criada em 1982 e tem se destacado nessa missão de formação e apoio aos missionários.

Para aprofundar: você acha que o trabalho de missionários linguistas, tradutores da Bíblia para os idiomas indígenas, é uma ferramenta válida para evitar que essas línguas sejam extintas? Quem são os mais renomados tradutores das Escrituras Sagradas para línguas indígenas e que povos podem, hoje, ler a Bíblia na própria língua?

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.