Morre Tim Keller, o pastor que modelou uma testemunha cativante e outras notícias internacionais sobre evangélicos
Morreu: Tim Keller, pastor da cidade de Nova York que modelou uma testemunha cativante
Dois anos após anunciar que tinha câncer de pâncreas, morre aos 72 anos Tim Keller, pastor nova-iorquino que tornou-se exemplo de uma testemunha cristã cativante. Keller falava muito sobre a graça e o pecado. Chegou a dizer para as elites da cultura que elas adoravam ídolos. Enquanto jovem, recentemente consagrado pastor com 24 anos, cometeu erros que o ajudaram a construir o modelo que foi até o seu falecimento (fonte: Christianity Today).
Trump é criticado por líder evangélico por resposta ao aborto
O líder evangélico, Bob Vander Plaats, CEO da organização Family Leader com sede em Iowa, afirmou que Donald Trump e os seus comentários em relação ao aborto está atrapalhando a campanha para a presidência. O ex-presidente deu seu posicionamento sobre o tema em uma entrevista à CNN (fonte: Newswek).
Líder evangélico: congregações estão 'divididas ou tensas' sobre as controvérsias de Trump
Russell Moore, editor-chefe do “Christianity Today” e líder evangélico diz que congregações nos EUA estão “divididas ou tensas”. Esta afirmação é colocada como consequência das controvérsias sobre o ex-presidente Trump e a possibilidade de ele sair mais uma vez como candidato à Casa Branca. Dados demográficos mostram o enorme apoio de evangélicos a Trump e revelam como esse grupo impactou eleições passadas. Mas as últimas notícias tem criado uma tensão e dividido os evangélicos no que diz respeito a apoiar o Republicano (fonte - MSN).
As igrejas americanas permanecem em grande parte segregadas - com uma exceção
Uma nova pesquisa relata que a maioria dos frequentadores de igrejas nos EUA pertencem a congregações onde a maioria dos membros são da mesma raça ou etnia. Entretanto, os protestantes hispânicos afirmam que suas comunidades são mais diversas. Os dados obtidos no estudo ganham relevância no contexto em que há uma mudança na forma em que americanos veem, entendem e praticam a religião (fonte: Axios).
Sobe para 226 o número de mortos após jejum 'para encontrar Jesus' no Quênia
No Quênia, pastor é preso por liderar seita apocalíptica. Paul Nthenge Mackenzie, ex-motorista de táxi que fundou a Igreja Internacional das Boas Novas, pregava aos seus seguidores a morte por jejum. 226 corpos foram encontrados na área que Mackenzie dizia ser um santuário evangélico O líder está sob investigação por acusações de assassinato e terrorismo (fonte: Uol)
99% dos evangélicos dizem que ler a Bíblia, orar e ir à igreja pode melhorar a saúde mental e física
Um relatório denominado “Faith and Wellness: Evangelical Insights on Healing and Physicians (Fé e bem-estar: percepções evangélicas sobre cura e médicos)” mostra que 99% dos protestantes evangélicos concordam que orar, ler a bíblia e ter uma fé cristã impactam de forma positiva a saúde mental. A pesquisa é feita pela Gray Matter Research & Infinity Concepts, onde o CEO e presidente Mark Dreistadt coloca: “para os evangélicos, parece que o bem-estar espiritual está inextricavelmente entrelaçado com o bem-estar físico e mental”. (fonte: Christianity Today)
Mais evangélicos se opõem aos requisitos de vacina escolar
Por influência da pandemia da COVID-19, evangélicos brancos têm mostrado maior aversão à ideia de que crianças devem ser vacinadas contra o MMR (sarampo, caxumba e rubéola) como requisito para frequentarem as escolas. Em pesquisa feita pelo Pew Research Center, enquanto 70 % da população dos EUA defende vacinação escolar, apenas 58% dos evangélicos brancos têm a opinião de que deveria haver exigência de vacinação para a entrada nas escolas, contra 40% dos que defende a não obrigatoriedade da vacina. A pesquisa contou com 10.701 adultos e foi realizada online entre 13 e 19 de março (fonte: Christianity Today).