O que a crise da Suprema Corte em Israel tem a ver com o Apocalipse?

O que a crise da Suprema Corte em Israel tem a ver com o Apocalipse?

A aliança histórica entre Estados Unidos e Israel pode estar ameaçada, segundo a análise de jornalistas americanos, após a crise sem precedentes provocada pela decisão do governo de Benjamin Netanyahu de passar uma lei enfraquecendo os poderes da Suprema Corte israelense.

Meses de protestos violentos nas ruas de Israel não foram capazes de impedir a mudança na legislação, que sinaliza aumento do autoritarismo do governo de extrema-direita de Netanyahu. “Trata-se da destruição da democracia em Israel”, disse um líder da oposição. O primeiro ministro do país está sendo julgado por acusações de suborno e fraude e, segundo analistas locais, as reformas podem beneficiá-lo, por exemplo, com a troca de juízes.

Evangélicos de direita e em especial os cristãos americanos são apoiadores do governo conservador de Israel, país considerado a bússola de Deus que aponta a direção para o final dos tempos. No Brasil, as igrejas alinhadas às leituras mais fundamentalistas seguem a mesma posição.

Para apurar: qual a visão dos teólogos sobre um possível endurecimento do autoritarismo de direita em Israel? O que isso significa para a escatologia (estudo do final dos tempos)?

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.