ONGs cristãs levam socorro ao Sul

ONGs cristãs levam socorro ao Sul

A organização humanitária Samaritan’s Purse, presidida por Franklin Graham, filho do grande evangelista americano Billy Graham, enviou um avião ao Rio Grande do Sul neste sábado (11), levando sistemas de filtragem de água, kits de higiene, lanternas solares e outros suprimentos emergenciais para socorrer os gaúchos afetados pelas enchentes, segundo o site da instituição. A Operation Blessing, por sua vez, montou três cozinhas com o objetivo de alimentar 6.000 pessoas por dia. A equipe avançada da organização sem fins lucrativos, composta por membros de Virginia Beach, Honduras, Costa Rica, Porto Rico, El Salvador e Chile, chegou na quinta-feira (9) a Novo Hamburgo, uma das áreas mais atingidas, informa o Christian Post.

A Samaritan’s Purse atua em 170 países e foi fundada por Bob Pierce, o mesmo fundador da World Vision, uma das maiores ONGs cristãs globais de ajuda humanitária, e que está enviando, como as outas duas, socorro aos desabrigados no Rio Grande do Sul. A Samaritan’s Purse também enviou uma equipe de assistência a desastres para Porto Alegre, para coordenar os trabalhos junto às autoridades locais e igrejas.

São inúmeras as igrejas e associações cristãs brasileiras que trabalham localmente ou enviam pessoal e doações para a pior tragédia climática já enfrentada pelo Estado gaúcho. Exemplos não faltam. Uma excelente reportagem sobre esse assunto, com foco nas igrejas do Rio Grande do Sul, está no site da Christianity Today, assinada por Franco Iacomini.

Para apurar: Que outras ONGs cristãs internacionais estão ativas no Sul e qual a relevância desse trabalho? De que forma a grande capilaridade que as igrejas evangélicas têm em território nacional contribui com a organização desses trabalhos tão importantes? Como as igrejas estão se preparando para enfrentar as mudanças climáticas? Existem cursos disponíveis para treinar voluntários especificamente sobre esse tema?

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.