Os Evangélicos Brasileiros Em Angola: Uma Questão de Estado

Os Evangélicos Brasileiros Em Angola: Uma Questão de Estado

A África é um dos continentes que registra um dos mais importantes fluxos e estabelecimento global de evangélicos brasileiros. A rigor, essa condição se fundamenta tanto no número de fiéis e templos quanto na presença dessas instituições junto ao Estado e sociedades receptoras, penetração nas mídias e na economia local, além do campo religioso, naturalmente.

Por seu tamanho e pujança, o continente africano é dotado de considerável diversidade étnica e religiosa. Nesse sentido, é na chamada “África negra” ou “subsaariana” a região que abriga os países onde o campo evangélico brasileiro tem mais bem se estabelecido, principalmente a partir da década de 1990, pelo menos do ponto de vista institucional.

Aproximando um pouco mais nossa lente, veremos que, dentre os países dessa região, dois fatores tem contribuindo decisivamente para a presença evangélica brasileira: o cristianismo localmente mais difundido e o uso da língua portuguesa. Há exceções, como no caso da África do Sul ou Namíbia, dentre outros, que registram uma atuação importante de missionários e igrejas brasileiras, mas países como Moçambique e Angola, que, por terem dividido com o Brasil um mesmo passado colonial lusitano, possuem conexões e relações históricas com nosso país, sobretudo devido à vilania da escravidão que promoveu por séculos o êxodo forçado dessas populações para cá.

Portanto, há muitos países e idiossincrasias que podem ser considerados nesse complexo universo de globalização evangélica brasileira. Uma questão crucial sobre esse fluxo consiste em avaliar de que maneira o Estado e a sociedade local recebem e se relacionam com as religiões estrangeiras e é isso que avaliaremos aqui a partir do contexto angolano.

O português é a língua oficial de Angola, país atualmente republicano e presidencialista, localizado no sul do continente africano e que conta com uma população de aproximadamente 34,5 milhões de pessoas, conforme dados de 2021 do Banco Mundial. De acordo com o censo populacional de 2014, que constituem as referências mais recentes disponíveis, aproximadamente 41% da população professa a religião Católica Romana e 38% a religião Protestante, essa, como no caso brasileiro, subdividida em diferentes denominações, muitas delas de origem brasileira. Portanto, oficialmente, quase 80% da população local declaram-se cristã.

Do ponto de vista socioeconômico, o país enfrenta severas dificuldades, sobretudo devido aos efeitos da instabilidade política e da guerra civil que assolou o país, em diferentes fases, entre 1975 e 2002. Atualmente, a população angolana desfruta de condições precárias de serviços públicos, como saúde e educação. Além disso, o país apresenta uma elevada desigualdade econômica e social, que o colocou, segundo o ranking da ONU de 2023, entre os dez países mais desiguais do mundo (9ª posição). A título de comparação, no mesmo estudo, o Brasil figurou na 14ª posição, empatado com o Congo.

Nesse cenário, um marco importante do evangelismo brasileiro no país foi a chegada por lá da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1992. Somado a presença de missionários, outras denominações brasileiras foram se estabelecendo em Angola ao longo dos anos, mas a presença da Universal desde então tem sido significativa e atravessada por diferentes conflitos e problemas junto ao Estado e sociedade local.

Nessas três décadas de presença da Universal do país, a denominação brasileira construiu um lugar de destaque naquela sociedade, medido, além dos inúmeros templos e fieis, pelo fato de que a igreja também comanda a TV Record de Angola, que se constitui em uma das principais redes de comunicação locais.

São inúmeros os conflitos que tem se registrado em Angola ao longo dos anos devido à atuação da denominação brasileira em Angola. Mais recentemente, em 2013, foi amplamente noticiado no Brasil a tragédia ocorrida em um mega-evento organizado pela Universal que consistiu em uma grande vigília de Ano Novo realizada no estádio superlotado de Luanda (com mais de 70 mil pessoas presentes) e que acabou em um tumulto generalizado resultando em mais de 50 feridos e na morte (a maioria delas pisoteadas ou por asfixia) de pelo menos 16 pessoas, sendo três crianças.

Devido ao ocorrido e à pressão da opinião pública que se seguiu, o fato abalou em muito as relações existentes entre o governo angolano e a igreja brasileira, que recebeu, à época, severas restrições e reprimendas institucionais em sua atuação no país (por exemplo, a Universal ficou proibida de funcionar no país por 60 dias).

Até 2019, é possível encontrar diversas notícias sobre problemas enfrentados pela Universal no país africano, mas, nesse ano, estabeleceu-se aquilo que ficou conhecido como a “Crise da Igreja Universal em Angola”, algo que se revelou tão significativo ao ponto de receber um verbete próprio na Wikipédia, que assim resumiu a questão, sendo, a Crise: “um período conturbado na história da IURD em Angola, marcado por dissidências de pastores que se recusaram a aceitar a remoção de seus cargos eclesiásticos devido a violações de regras e condutas ilícitas. Essa crise culminou com o governo de Angola transferindo a propriedade dos templos para os pastores dissidentes [a maioria de naturalidade angolana]. [...] Em 2021, o Estado angolano anunciou a transferência da propriedade dos templos da igreja para os pastores dissidentes. Essa decisão foi vista por muitos como uma intervenção do governo na disputa interna da igreja e gerou polêmica e debates acalorados. No Brasil, o governo federal [de Jair Bolsonaro que, à época, recebeu pressão da sua base aliada evangélica para intervir] buscou um diálogo com o presidente da República angolana João Lourenço em busca de soluções para apaziguar o conflito, porém, não houve sucesso”.

Segue o verbete informando que: “em 2022, o bispo Honorilton Gonçalves, então responsável pelo trabalho evangelístico no país, o bispo Antônio Ferraz, presidente da Igreja em Angola e outros dois pastores foram julgados pela corte angolana. O juiz Tutri Antônio absolveu os réus dos crimes, condenando apenas Gonçalves à prisão por 3 anos, sendo logo revertido em multa. No momento, apenas as regiões de Benguela e Cabinda tiveram seus templos restituídos”.

Essa crise e seus desdobramentos geraram controvérsias e debates sobre a interferência do governo local em assuntos religiosos, liberdade religiosa e laicidade mediante a separação entre Estado e religião em Angola. Além disso, lançaram uma luz sobre as práticas e as dinâmicas internas Universal, levantando questionamentos sobre sua governança e suas relações com as autoridades políticas, acusadas de favorecerem a igreja ao longo dos anos, facilitando processos que levaram ao monopólio religioso iurdiano sobre o campo evangélico local.

Nesse sentido, em 2021, alguns bispos angolanos dissidentes denunciaram que a Universal supostamente retirava ilegalmente do país a soma anual de US$ 120 milhões, em um esquema de transferência de valores trimestrais, mediante a atividade de Fernando Henriques Teixeira, pastor e ex-diretor da TV Record África que foi apontado como o responsável pela operação que teria se repetido nos últimos 11 anos, desde quando o religioso brasileiro chegou ao país. No esquema, noticiou-se que o dinheiro seria enviado de carro para Johannesburgo, na África do Sul, via Namíbia, escondido em malas, no forro dos veículos e pneus. Entretanto, a diretoria da Universal sempre negou tais acusações.

Além dessa questão de corrupção e evasão de divisas, os pastores dissidentes angolanos acusaram as lideranças brasileiras da Universal de promover o racismo e de impor a prática de vasectomias junto aos pastores locais, acusações que contribuíram para a já mencionada condenação - revertida em multa, do bispo Honorilton Gonçalves, em 2022.

Atualmente, até março de 2024, a Igreja Universal em Angola continua rachada, encontrando-se dividida entre as alas brasileira e angolana de bispos e pastores que atuam no país ainda sob restrições vigentes por parte do governo local. Isto porque, em janeiro desse ano, a Igreja Universal em Angola realizou uma Assembléia Geral para eleger sua atual direção, ação que integra o acordo conciliatório que foi definido pelo Governo do país. O pleito foi vencido pela “ala brasileira” comandada pelo angolano Alberto Segunda, ligado ao Bispo Edir Macedo, contudo, a oposição de bispos angolanos não reconheceu a eleição, o que tem aumentado ainda mais a tensão dentro da instituição naquele país.

Portanto, a presença evangélica brasileira em Angola a partir do caso da Universal exacerba questões definitivas a respeito do estabelecimento e impacto social que esse campo religioso pode potencializar, conforme cada igreja ou missão, contexto nacional que o recebe e a relação que se constrói localmente entre religião, Estado e sociedade receptora ao longo dos tempos.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marcelo Tadvald é Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NER - Núcleo de Estudos da Religião, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS). Possui Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Programa Nacional Capes, com pesquisas sobre religião, política e direitos humanos. É autor e organizador de 8 livros, dos quais destaca-se: “Veredas do sagrado: Brasil e Argentina no contexto da transnacionalização religiosa. Porto Alegre: Cirkula, 2015. 1ª. ed. 367p.”, além de inúmeros artigos, capítulos de livros e textos publicados no Brasil e exterior. Também integra os Grupos de Pesquisa do CNPq: “Antropologia e Direitos Humanos” e “Transnacionalização evangélica brasileira para a Europa”. Atua ainda como consultor e assessor de órgãos do Governo Federal e sociedade civil. Contato: marcelotadvald@gmail.com