Os impactos da Covid na igreja americana

Os impactos da Covid na igreja americana

A pandemia acelerou aposentadorias e demissões de pastores, a adesão à tecnologia e provocou crises de liderança na igreja americana. Estas são algumas conclusões de uma ampla e muito interessante pesquisa divulgada nesta semana pela revista Christianity Today. Realizado durante um ano com mais de mil pastores e lideranças cristãs pela organização Church Salary, parceira da publicação, juntamente com o Arbor Research Group, o levantamento tinha como objetivo avaliar os impactos da pandemia na frequência, orçamentos, arrecadação, saúde mental, relacionamentos interpessoais e no emprego das comunidades. As constatações apontam como os impactos diferem significativamente conforme a composição racial da congregação, as características socioeconômicas e denominacionais e as razões pelas quais algumas igrejas saíram da crise mais fortes – enquanto que outras simplesmente fecharam as portas.

Para apurar: a pesquisa, em si, já rende uma bela matéria. Como seria importante termos um levantamento assim aprofundado a respeito das igrejas no Brasil.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.