Nacionalistas cristãos abraçam Trump como seu salvador, e outras notícias internacionais

Nacionalistas cristãos abraçam Trump como seu salvador, e outras notícias internacionais

Os nacionalistas cristãos abraçam Trump como seu salvador:

Donald Trump, apesar de sua relação turbulenta com a religião e suas inconsistências, conquistou o apoio dos evangélicos brancos americanos ao adotar narrativas de nacionalismo cristão e até mesmo se comparar a Jesus Cristo. Sua associação com líderes religiosos mais extremistas levanta preocupações sobre a democracia e os direitos individuais nos Estados Unidos. (The Guardian)


Trump aposta que os evangélicos antiaborto não têm escolha a não ser apoiá-lo:

Trump está ajustando sua posição sobre o aborto, agora defendendo que os estados decidam sobre a questão, em vez de apoiar uma proibição nacional, o que pode desagradar grupos evangélicos, tradicionalmente favoráveis a uma postura antiaborto mais rígida. Apesar das críticas, Trump parece estar apostando que sua posição pode atrair eleitores moderados e de centro-direita nas eleições, enquanto tenta evitar que o tema do aborto se torne central em sua campanha. O impacto dessa estratégia entre os eleitores evangélicos, historicamente importantes para ele, permanece incerto. (The Hill)


Batistas convocam o presidente da Câmara, Mike Johnson, para apoiar a Ucrânia:

Os líderes batistas do sul, como Daniel Darling e Richard Land, enviaram uma carta ao presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, solicitando apoio à Ucrânia na guerra com a Rússia. Eles destacaram as dificuldades enfrentadas pelos cristãos evangélicos na Ucrânia devido à invasão russa e pediram consideração sobre a situação dos cristãos ao decidir sobre o apoio financeiro à Ucrânia. Apesar do Senado ter aprovado um pacote de financiamento, Johnson enfrenta pressão de conservadores na Câmara para não agendar uma votação sobre o assunto. Os líderes batistas esperam que sua carta encoraje Johnson a apoiar a Ucrânia e a considerar a perseguição religiosa que está ocorrendo no país. (Christianity Post)


Como os cristãos evangélicos veem a União Europeia?

Os cristãos evangélicos na União Europeia têm diferentes perspectivas sobre o papel da UE em suas vidas. Alguns a veem como distante e pouco relevante para suas preocupações diárias, enquanto outros acreditam que representa um desafio para as raízes cristãs do continente. Na Holanda, a independência nacional é valorizada, especialmente entre os protestantes, ligando-a à liberdade religiosa. No entanto, muitos cristãos conservadores, incluindo os evangélicos, mantêm uma visão cética em relação à UE, especialmente diante de ideologias consideradas contrárias aos valores cristãos. Na França e na Itália, a UE é vista de forma distante, com os cidadãos geralmente priorizando questões nacionais sobre as europeias. (Evangelical Focus)