Perfil do clero nos EUA: metade se identifica com Partido Democrata

Perfil do clero nos EUA: metade se identifica com Partido Democrata

O PRRI (Public Religion Research Institute) conduziu pesquisa alentada sobre o perfil do clero das denominações protestantes históricas nos Estados Unidos. Foram entrevistados 3.066 pastores que lideram congregações de sete denominações: Igreja Metodista Unida, Igreja Evangélica Luterana na América, Igrejas Batistas Americanas nos EUA, Igreja Presbiteriana, Igreja Episcopal, Igreja Unida de Cristo e Igreja Cristã (Discípulos de Cristo).  O estudo mostra que 49% dos pastores se identificam com o Partido Democrata. A maioria é predominantemente branca (87%) e do sexo masculino (78%), com idade média de 58 anos. O clero tradicional é altamente qualificado, com 89% possuindo um diploma de seminário ou uma pós-graduação. Os rendimentos familiares são bastante elevados em comparação com a população em geral, com 45% do clero tendo renda familiar de 100.000 dólares ou mais.

O estudo em si é muito interessante e aprofundado e já merece uma matéria. Uma pesquisa desse porte sobre o clero protestante brasileiro ou latino-americano seria de grande valia. Mais informações: https://www.prri.org/

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.