Pesquisas se aprofundam no tema do comportamento de consumo evangélico

Pesquisas se aprofundam no tema do comportamento de consumo evangélico

Ainda tendo como gancho a 16ª edição da Expo Cristã, é possível ouvir pesquisadores que têm estudado o assunto e mostrar que, ao que tudo indica, há aumento de teses nesse sentido - que procuram categorizar os tipos de consumidor e ainda avaliar as estratégias de marketing religioso utilizadas pelas igrejas. Uma das mais recentes, pelo que vi, é de 2022: “Prosperidade, fé e salvação: consumo de produtos religiosos por consumidores evangélicos”, de Rodrigues, T. K. de A., de Lima, D. de J. S. S. C., Lira, Átila de M., Rodrigues, R. N. M., & Brandão, L. de A. M..

Ela se ampara em correntes teóricas da Teoria de Cultura e Consumo (CCT), a partir de um método qualitativo que utilizou entrevistas em profundidade com 15 consumidores evangélicos. conhecer e avaliar as estratégias de marketing

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.