React: Marcelo Tadvald sobre a fala de Senadora Eliziane Gama em resposta a Marco Feliciano

React: Marcelo Tadvald sobre a fala de Senadora Eliziane Gama em resposta a Marco Feliciano

A CPMI do 8 de Janeiro teve um novo momento de tensão entre a relatora, senadora Eliziane Gama, evangélica da Assembleia de Deus, e o deputado Pastor Marco Feliciano com acusações mútuas de desrespeito e publicações conflituosas nas redes sociais após uma reunião fechada.

Neste quadro, colaboradores reagem a fala da Senadora.

Marcelo Tadvald sobre a fala de Senadora Eliziane Gama em resposta a Marco Feliciano:

Minha tendência é fazer análises um pouco mais moderadas desses acontecimentos, porque eu percebo que eles reproduzem o campo evangélico - que é extremamente competitivo nas igrejas e nas lideranças. A arena política só reforça e exacerba essas rivalidades, que já vêm do próprio campo. E o Marcos Feliciano, é um protagonista midiático, sempre com posições. Ele está sempre aparecendo com muita força na mídia, há muito tempo.

E eu acho que é mais do mesmo. Não acho que esse episódio  vá ter um impacto no campo muito significativo. Porque lideranças do tamanho do Marcos Feliciano, têm um exército residual ideológico religioso e político. Eu não vejo que esse tipo de acontecimento vá abalar muitas dessas bases. Tampouco dentro do campo evangélico, porque há muita fidelidade junto a essas lideranças do tamanho do Marcos Feliciano.

Então fica isso: Há uma narrativa que agrada a um grupo e que não agrada a outro. Daqui a pouco se levantam defesas e acusações de lados a lados – e são muitos lados, não são só dois, em se tratando do campo evangélico. E é isso. Até o próximo episódio, até o próximo capítulo. Quantas vezes esse personagem, especificamente, já esteve envolvido em debates, confusões? Ele traz muitos discursos. E essa narrativa, conservadora, ele traz com muita força, e acaba gerando essas tensões permanentemente.

Eu vejo, portanto, mais do mesmo. Claro, vai ter aquele impacto para quem defende um lado e para quem alinha ao outro. Até o próximo, para a próxima querela.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marcelo Tadvald é Doutor em Antropologia Social pela UnB e UFRGS e Pesquisador do CNPq, especializado em direitos humanos, religião e política no Brasil e exterior.