Senadora Damares, assista a esta série da Amazon Prime: “Felicidade aparente – Os Segredos da Família Duggar”

Senadora Damares, assista a esta série da Amazon Prime: “Felicidade aparente – Os Segredos da Família Duggar”

Esta coluna aponta assuntos relevantes e atuais do universo evangélico brasileiro e mundial, que podem ser aprofundados pela mídia secular ou religiosa.

Senadora Damares, assista a esta série da Amazon Prime: “Felicidade aparente – Os Segredos da Família Duggar”

Poderia ser visto como um roteiro baseado em algum livro de Margaret Atwood, a autora do distópico O Conto da Aia. Mas é realidade pura. E é chocante.

Disponível no canal de streaming Amazon Prime, a série documental “Felicidade Aparente: os Segredos da Família Duggar” serve como curso intensivo sobre o “homeschooling”, ou educação domiciliar, cuja regulamentação foi uma bandeira da então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, do governo de Jair Bolsonaro.

A série conta a história dessa família cristã fundamentalista americana que durante mais de uma década protagonizou um reality show assistido por milhões de pessoas: “19 Kids and Counting” (19 filhos e contando). A série acompanhava a rotina da família aparentemente perfeita de Jim Bob e Michelle Duggar, e de seus aparentemente agelicais 19 filhos, educados todos em regime de homeschooling. A família foi muito influenciada pelos ensinamentos de Bill Gothard, fundador da organização Institute in Basic Life Principles (IBLP), defensora da chamada teologia “Quiverfull”. Essa leitura bíblica defende que, em obediência ao Salmo 127, os pais devem ter muitos filhos. Quanto mais filhos, mais abençoados serão. O Salmo diz assim:

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.
Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles.

A narrativa é composta de depoimentos de familiares e de ex-membros do IBLP. A família Duggar e o reality foram abalados por escândalos envolvendo o filho mais velho, Josh, acusado de abuso sexual, infidelidade e pornografia infantil. E Gothard, em 2014, renunciou do cargo de líder do IBLP, acusado de abuso e assédio sexual por mulheres participantes da organização.

A série está em linha com outras como Os Segredos da Hillsong, também na Prime, e Rezar e Obedecer, na Netflix, que expõem os terríveis efeitos da somatória de legalismo, repressão sexual e hipocrisia religiosa.

Muitas pautas a partir desse documentário indigesto.

  • Histórico do movimento de educação domiciliar no Brasil, infuências, perfil de pessoas educadas sob essa filosofia;
  • Medida Provisória do ensino domiciliar – como anda essa pauta?
  • Teologia Quiverfull encontra algum eco no Brasil?
  • E a Geração Josué, também apresentada na série, do que se trata?

* Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.