Evangélicos investigam corrupção nos Diários Oficiais
Desde 2021, um projeto de um grupo de evangélicos capacita voluntários para “investigarem” indícios de corrupção nos Diários Oficiais relacionados aos direitos da criança e do adolescente. Mais de cem pessoas já foram treinadas em sete cidades do Nordeste: Campina Grande/PB, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Recife/PE.
O Projeto se chama “Fé Cidadã” e é mantido por organizações evangélicas e igrejas, entre elas, FEPAS (Federação das Entidades e Projetos Assistenciais da Convenção das Igrejas Batistas Independentes), Instituto Solidare e Coletivo Ame a Verdade.
O projeto se define assim: “Somos um coletivo de organizações de base cristã que se propõe a mobilizar, desafiar e instrumentalizar as igrejas locais e as próprias crianças, adolescentes e jovens nas diferentes cidades a desenvolver iniciativas voltada a defesa de direitos de crianças e adolescentes através do controle social enfrentamento à corrupção”.
O objetivo é conseguir identificar possíveis irregularidades em licitações e em compras de bens e serviços já realizados pelos respectivos municípios. Os grupos locais procuram trabalhar articulados com o Ministério Público do Estado (MP) para onde encaminham as denúncias, após acessarem os processos via Lei de Acesso à Informação (LAI). O projeto utiliza, como metodologia, o formato de auditoria popular do Observatório Social do Brasil.
Resultados
Quatro casos de possíveis irregularidades em processos de compras foram enviados ao MP, envolvendo milhões de reais. E foi aberto um processo a respeito da eleição de um Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, que apresentou irregularidades.
Um dos atores que monitoram os recursos públicos é um jovem de 25 anos, criado pela mãe e a avó em Natal (RN). Para preservar seu trabalho, não vamos identificá-lo. Ele se vê como um missionário atuando nessa área da sociedade. “Nessa jornada, ver a justiça se concretizando na garantia de direitos dos pequenos traz ânimo à alma e força que impulsiona a continuar”, disse.
Lissânder Dias é jornalista, escritor e editor de livros. Colabora com iniciativas sociais evangélicas há 2 décadas. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” (Editora Ultimato/W4 Editora).