Zanin terá especialista em religião como assessor no STF

Zanin terá especialista em religião como assessor no STF

“O ministro Cristiano Zanin terá um especialista em liberdade religiosa atuando como juiz auxiliar em seu gabinete no STF (Supremo Tribunal Federal)”, informa a coluna Painel, da Folha de SPaulo de sexta-feira, 4/8. “A liberação de Thiago Massao Cortizo Teraoka, que atuava na vara de Mogi das Cruzes (SP), foi aprovada na quarta-feira (2) pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo.” Segundo a coluna, a tese de doutorado de Tereoka, na USP, intitulada “A Liberdade Religiosa no Direito Constitucional Brasileiro", de 2010, defende que o "Estado neutro deve se afastar do debate entre as religiões e respeitar o proselitismo, desde que estes não incentivem diretamente a violência".
Para apurar:  repercussão junto a lideranças evangélicas, frente parlamentar e um perfil mais aprofundado do juiz. Que influência ele pode ter sobre o trabalho de Zanin, ministro sabidamente desprezado por boa parte dos evangélicos por ter sido advogado do presidente Lula.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.